close
COLEÇÃO INFANTIL ESTIMULA A ECOALBETIZAÇÃO

COLEÇÃO INFANTIL ESTIMULA A ECOALBETIZAÇÃO

09/06/2015349Views1Comment
Rosana2

Quem conhece a querida Rosana Jatobá sabe o quanto ela presa pelo assunto sustentabilidade e é apaixonada pelo universo infantil, vamos conferir agora o que ela preparou juntando esses dois assuntos especiais que também amamos…

Vencedora do Prêmio Comunique-se de melhor jornalista de sustentabilidade, Rosana Jatobá, juntou o vasto conhecimento adquirido nas coberturas de questões sustentáveis com a recente experiência de ser mãe para escrever, em conjunto com a pesquisadora Arminda Jardim, a “Coleção Jatobá”.

A obra é composta por sete livros infantis (de 7 a 8 anos) que abordam temas fundamentais para a criança desenvolver uma consciência sustentável em relação ao ambiente em que está inserida e aos recursos naturais de que dispõe. O objetivo é realmente proporcionar aprendizado baseado no conceito de ecoalfabetização.

Inspirada no dia a dia com dois filhos pequenos, a autora criou histórias baseadas nas descobertas de um casal de irmãos curiosos, sempre questionando como as coisas funcionam e significam. Com este argumento, as narrativas abordam temas como a natureza, a água, o consumismo, a mobilidade urbana, a alimentação e o lixo. No capítulo final, estimula os hábitos sustentáveis e a iniciativa de influenciar os outros a agirem da mesma maneira.

Todos os livros ainda contêm passagens das crianças nas escolas, com conteúdo que serve de exemplo para professores desenvolverem atividades que despertem a noção de sustentabilidade nos alunos.

Esse viés educacional, aliás, é uma das principais características do Grupo Plano B, editora responsável pela obra, que tem uma divisão exclusiva para a área. Sua atuação é orientada por seu PADI (Programa de Aprimoramento Didático) exclusivo que busca a construção de práticas que valorizem o magistério e preparem o professor para as novas questões que se apresentam cotidianamente à escola e aos sistemas de ensino.

As histórias também são ilustradas por meio de uma técnica rara em bricolagem onde se produz fotos e então ilustrações a partir das imagens resultantes, desenvolvida pela bióloga pela USP, ceramista, pintora, artista plástica, escultora e naturalista Isabel Galvanese.

Para completar, a curadoria de Gabriel Galvanese, mestre em Sustentabilidade pela Universidade da Suécia, deu o tom e o olhar comprometido em despertar para sustentabilidade a atenção de cada pequeno leitor.

 

Rosana na sala de aula com os seus filhos comemorando o dia do meio ambiente 05/06

Rosana

 

Ilustrações do Livro

 

Rosana2*imagens reproduzidas

 

11355602_446999018807656_1069918835_n

ALINE GOOD – HANDMADE

1a

DECORAÇÃO ROCK BB

Leave a Response